Blog: Tudo sobre Vitamina D

Tudo sobre Vitamina D

Vitamina D

 

O que é Vitamina D?

Vitamina D (ou também conhecido como vitamina D3) é uma pró-hormônio que faz parte das vitaminas lipossolúveis (vitaminas solúveis em lipídios e outros solventes orgânicos, porém não-solúveis em água.), assim como a vitamina E, A e K, sendo classificada em dois tipos: vitamina D2, produzida por plantas, como cogumelos expostos a raios UV, e vitamina D3, encontrada no corpo humano e em alimentos. A vitamina D é produzida por meio da exposição solar, mas também pode ser consumida através de multivitamínicos ou suplementos isolados que contenham a presença de Vitamina D, ela vai ter sua atuação na saúde óssea, crescimento imunidade, musculatura, cardiovascular e no sistema nervoso. 

Para o que serve a Vitamina D?

A Vitamina D é bioquimicamente modificada em calcífilo, a forma da qual ela é estocada, seguido de uma conversão em calcitriol, logo sendo a forma esteroidal ativa. O calcitriol se liga ao receptor da vitamina D dentro das células, ligando ou desligando genes. É bem conhecido que essa vitamina atinge diversas células relacionadas a saúde óssea, por exemplo sinalizando as células no intestino para absorção de cálcio e fósforo. esta vitamina muito necessária pode ser fabricada e absorvida no corpo gratuitamente ao tomar um pouco de sol - as ondas de luz ultravioletas B do sol reagem com uma forma de colesterol em nossa pele para criar o hormônio da vitamina D, porém, isso pode não ser suficiente para muitas pessoas conquistarem uma saúde melhor. Além disso, como muitas pessoas passam mais tempo dentro de casa do que fora, obter níveis sanguíneos adequados do sol é difícil e a maioria precisa de suplementos para suprir essa carência.

Qual são as funções da Vitamina D?

  • Aumento da imunidade.
  • Menos riscos de ataques cardíacos, câncer e diabetes.
  • Melhora no sistema digestivo, circulatório e nervoso.
  • Fortalecimento de ossos e dentes.
  • Proteção Cerebral

 

Quais alimentos são ricos em vitamina D?

Na ausência de exposição à luz UV, um consumo adequado de vitamina D é essencial para prevenir a deficiência. Porém, existem relativamente poucas fontes alimentares naturais de vitamina D. Elas podem ser obtidas a partir do consumo de óleo de fígado de peixe, carnes e frutos do mar. No entanto, apesar de poder ser obtida por meio de alimentos de origem animal, vegetarianos e veganos podem recorrer aos cogumelos shitake, especialmente os que foram secos à sola principal fonte de produção da vitamina é através da exposição da pele aos raios de sol.

 

Pague com
  • Pix
  • PagHiper
Selos

Ninja Suplementos Curitiba - CNPJ: 22.971.364/0001-51 © Todos os direitos reservados. 2022